A vesícula biliar, cuja função é armazenar o suco biliar, que ajuda na digestão de alimentos gordurosos. É um pequeno órgão em forma de pêra que se localiza do lado direito do abdómen, imediatamente abaixo do fígado. Esse orgão se comunica com intestino através dos ductos biliares.
A vesícula pode ser acometida por diversas doenças, resultando no mal funcionamento do organismo. Os principais sinais e sintomas relacionados com essas patologias são , por exemplo, dor, náusea, vômito, febre e amarelamento na pele.
Nesse tópico, trouxemos algumas afecções da vesícula biliar.
1. Pedra na Vesícula
Os cálculos biliares, ou litíase biliar, (“pedras” na vesícula biliar) correspondem a depósitos de líquidos digestivos “endurecidos” que se formam na vesícula biliar.
Estes cálculos podem ser tão pequenos como sementes de uvas ou atingir o tamanho de bolas de golfe. Podem ser únicos ou múltiplos. Em alguns casos é necessário cirurgia para sua retirada da vesícula, geralmente efetuada por laparoscopia (tipo de cirurgia em que os instrumentos entram no abdómen por pequenos orifícios, que população em geral conhece como “laser”, mas explicaremos um pouco mais sobre esses procedimento em outro momento).
Uma razão tranquilizante para a operação da vesícula, no diagnóstico de cálculos biliares, é o fato de que a cirurgia é muito segura e realizada, em praticamente 100% das vezes, por videolaparoscopia. Isto permite rápida recuperação, com índices muito pequenos de complicações ☺️
- Pólipo na vesícula
Os pólipos na vesícula são pequenos nódulos que crescem na parede da vesícula biliar. Eles se originam, geralmente, por excesso de colesterol ou devido a processos inflamatórios crônicos. A maioria dos pólipos de vesícula é de pólipos de colesterol que, em 90 a 95% do casos, não causam nenhum sintoma, porém necessitam de acompanhamento pelo cirurgião pois podem ser lesões pré-malignas e em alguns casos é necessário cirurgia mesmo sem sintomas.
- Colecistite
A colecistite é a inflamação da vesícula e tem sintomas como dor na parte superior direita do abdômen, náusea, vômito e febre. Na maioria dos casos, ocorre por impactação de cálculos biliares na vesícula, impedindo que a bile seja drenada para o intestino. A forma de prevenção é manter hábitos saudáveis como prática de atividade física, dieta e sono de qualidade. Sobrepeso aumenta a probabilidade de desenvolver cálculos biliares.
- Discinesia biliar
A discinesia biliar desenvolve-se a partir da incapacidade da vesícula de se contrair de forma adequada, a fim de drena a bile através dos ductos biliares até o intestino. Indivíduos com essa condição apresentam dor na região da vesícula, bem como náusea, vômito e dor nas costas.
- Câncer da vesícula biliar
O câncer na vesícula é uma manifestação da divisão descontrolada das células da parede da vesícula. Essa divisão celular, no entanto, é silenciosa. Os sinais e sintomas aparecem geralmente em um estado avançado da doença. Eles são perda rápida de peso, inchaço abdominal, fadiga e febre e dor. Contudo, são sinais comuns a outras patologias. Por isso, deve-se procurar atendimento médico, independentemente dos sintomas, para fazer um tratamento adequado, caso seja necessário.